Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Olga Benário Prestes vive !!!

Disponível na Internet
"Com apenas 16 anos de idade, Olga, nascida em 1908, numa família abastada de Munique, Alemanha, saiu de casa para, junto com o jovem professor Otto Braun, seu namorado e dirigente do Partido Comunista, e sob a influência do ambiente revolucionário então existente em seu país, participar das lutas da juventude trabalhadora no distrito “vermelho” de Neukölln em Berlim. Membro da Juventude Comunista, devido à sua destacada atuação política, foi logo aceita nas fileiras do Partido Comunista da Alemanha (PCA). Em 1928, tornou-se conhecida pela decidida participação na libertação de Otto Braun, detido por “alta traição à pátria” na prisão de Moabit. Ambos tiveram suas cabeças postas a prêmio pelas autoridades policiais, sendo forçados a abandonar a pátria e fugir para Moscou.

A partir desse momento, Olga iria se tornar dirigente da Internacional Comunista da Juventude, com intensa atuação política em diversos países europeus, como Inglaterra e França, em que chegou a ser detida por curtos períodos. Ao mesmo tempo, submeteu-se em Moscou à formação militar e procurou aprofundar seus conhecimentos de teoria marxista-leninista. Era uma comunista convicta, disposta a fazer qualquer sacrifício na luta pela revolução mundial. Do ponto de vista afetivo, terminara seu relacionamento com Otto Braun."

Confira uma homenagem à Olga Benário Prestes (Munique, 12 de fevereiro de 1908 — Bernburg, 23 de abril de 1942) feita por sua filha Anita Leocadia Prestes, publicada em setembro de 2016, por ocasião dos 80 anos de extradição da líder comunista para a Alemanha governada por Hitler. Disponível no blog da Editora Boitempo

Um comentário: