De acordo com o portal do MEC, "A Base estabelece conteúdos e competências essenciais, isto é, o que todo estudante deve saber e ser capaz de fazer na educação básica. A previsão é que o CNE conclua a avaliação do documento até meados do segundo semestre deste ano. Uma vez aprovada pelo conselho e homologada pelo MEC, a BNCC será referência obrigatória na elaboração dos currículos de escolas públicas e particulares, em todo o Brasil.
“Os currículos devem estar absolutamente sintonizados com a nova BNCC, cumprindo as diretrizes gerais que consagram as etapas de aprendizagem que devem ser seguidas por todas as escolas”, destacou o ministro. “As redes terão o cuidado de obedecer a critérios de adequação nessa fase de transição.”.
O documento apresentado hoje trata exclusivamente da educação infantil (creche e pré-escola) e do ensino fundamental (1º ao 9º ano). Segundo o ministro, a BNCC referente ao ensino médio será entregue até o final de 2017, já adaptada às diretrizes do Novo Ensino Médio".
A História com ênfase na cronologia dos acontecimentos volta como prioridade. A ausência das questões de gênero e orientação sexual refletem o posicionamento conservador do governo expresso no murismo do discurso da secretária executiva do MEC, Maria Helena Castro.
Acesse a página eletrônica da Base Nacional Comum Curricular para baixar gratuitamente o conteúdo completo referente à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental; .
Nenhum comentário:
Postar um comentário