"A Influência Africana no Português do Brasil é um estudo de notável visão antropológica e linguística, mas que deve ser lido com senso crítico levando-se em consideração o contexto histórico e sociocultural da época em que foi escrito".
"Já o bom historiador se parece com o ogro da lenda. Onde fareja carne humana, sabe que ali está a sua caça". Marc Bloch
Pesquisar este blog
quinta-feira, 20 de abril de 2017
Ministério Público do Trabalho desenvolve projeto educativo em HQ
"Geralmente encontramos nas histórias em quadrinhos heróis que voam, têm super força, vestem armaduras… Nesta série, nossos heróis são os da vida real: aqueles que acordam cedo para construir o nosso país e que muitas vezes sequer conhecem os seus direitos.
Ao fazer uso de códigos visuais e verbais das histórias em quadrinhos, a série leva a todos, de maneira lúdica, um mundo novo de direitos e saberes numa linguagem fácil e acessível, assim, você terá acesso a informações atuais do cotidiano, que te ajudarão a incorporar os super poderes da informação e do conhecimento e fazer valer seus direitos e deveres". Via MPT em Quadrinhos.
A Edição de número 31 trata da reforma trabalhista que tramita no Legislativo federal. Acesse e saiba mais.
quarta-feira, 19 de abril de 2017
O “juiz que não quer perder o jogo”
Moro:
“Já que este julgador terá que ouvir oitenta e sete testemunhas da Defesa de Luiz Inácio Lula da Silva, além de dezenas de outras, embora em menor número arroladas pelos demais acusados, fica consignado que será exigida a presença do acusado Luiz Inácio Lula da Silva nas audiências nas quais serão ouvidas as testemunhas arroladas por sua própria Defesa, a fim prevenir a insistência na oitiva de testemunhas irrelevantes, impertinentes ou que poderiam ser substituídas, sem prejuízo, por provas emprestadas [de outros processos]”.
"A decisão proferida hoje (17/04) pela 13ª. Vara Federal Criminal de Curitiba nos autos da Ação Penal nº 5063130-17.2016.4.04.7000/PR exigindo a presença de Lula em audiências para ouvir testemunhas de defesa configura mais uma arbitrariedade contra o ex-Presidente, pois subverte o devido processo legal, transformando o direito do acusado (de defesa) em obrigação. Presente o advogado, responsável pela defesa técnica, a presença do acusado nas audiências para a oitiva de testemunhas deve ser uma faculdade e não uma obrigação.
O juiz Sérgio Moro pretende, claramente, desqualificar a defesa e manter Lula em cidade diversa da qual ele reside para atrapalhar suas atividades políticas, deixando ainda mais evidente o “lawfare”.
A decisão também mostra que Moro adota o direito penal do inimigo em relação a Lula e age como “juiz que não quer perder o jogo”, como foi exposto pelo renomado jurista italiano Luigi Ferrajoli em análise pública realizada no último dia 11/04 no Parlamento de Roma (ww.averdadedelula.com.br).
Essa decisão foi proferida na ação penal em que Lula é -indevidamente- acusado de ter recebido um terreno para a instalação do Instituto Lula e um apartamento, vizinho ao que reside. No entanto, as delações dos executivos da Odebrecht mostraram que o ex-Presidente não recebeu tais imóveis, o que deveria justificar a extinção da ação por meio de sua absolvição sumária".
terça-feira, 18 de abril de 2017
Revista Ibero-americana de Estudos em Educação: Dossiê: A atualidade da pedagogia Freinet
Edição para baixar gratuitamente na página eletrônica da Revista Ibero-americana de Estudos em Educação. Confira os arquivos disponíveis em formato pdf clicando aqui.
Curso on lline "O PENSAMENTO DE ANGELA DAVIS"
De acordo com o Coletivo Di Jejê, "No dia 15 de Abril, começara a terceira turma do curso on line O pensamento de Angela Davis, cujo objetivo é discutir as 5 décadas de produção acadêmica da autora, trabalhando conceitos como racismo, complexo industrial prisional, liberdade e feminismo".
O curso está dividido nos seguintes módulos:
Módulo II - Liberdade
Módulo III - Feminismo e Feminismo Negro
Módulo IV - Sistema Prisional
Módulo VI - Racismo
Acesse a página do Coletivo para fazer sua inscrição e obter outras informações.
terça-feira, 11 de abril de 2017
"Senhor, vede o sofrimento do povo brasileiro..."
Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, Itaquera, São Paulo (19.03.2017)
"A gente acaba trazendo o contexto atual para o contexto litúrgico, o que não fere as regras da própria Igreja sobre liturgia –de que as preces se originem no bafejo das sagradas escrituras, mas contextualizadas. Quando se faz iss. Quando se faz isso, se pegam os fatos da vida, o momento litúrgico (por exemplo, uma missa, um funeral, um casamento) e se indica uma contextualização –o que há de mais atual, hoje, do que essa crise institucional e essas reformas que afetam os trabalhadores?", aformou o pároco Paulo Sérgio Bezerra, em reportagem assinada por Janaína Garcia e publicada no portal UOL.
A CNBB pretende levar o mais próximo possível dos fiéis outras críticas às reformas propostas pelo atual ocupante do Governo Federal.
Eu não gosto de Rachel Sheherazade
Eu não gosto de Rachel Sheherazade (e não sou único)!
Ou melhor, guardamos posições distintas e bem distantes no campo das escolhas políticas.
Justamente por isso, não senti nenhum prazer ao vê-la amarrada ao poste sofrendo os risos dos transeuntes com seus passos e análises apressadas.
Reduzir uma profissional publicamente (especificamente uma jornalista) a um "rosto e uma voz bonitos" e ainda sugerir que ela deve recolher-se ao seu posto de leitora de TP, pelo fato de não possuir sua própria "rede" de televisão, faz parte da lista de atitudes vindas dos "patrões" que não devemos tolerar.
Mais compreensível é o fato da jornalista em questão aceitar e justificar como "brincadeira" e "ironia" o assédio moral do macho-patrão que fez mais uma vítima em rede nacional (lamentável escolha política de ambos...).
sexta-feira, 7 de abril de 2017
Você já tem candidato para 2018
Se você concorda, aplaude ou apenas ri de uma das declarações abaixo, lamento informar: você já tem um provável candidato para 2018 e ele é "inominável"... Qual a surpresa? Você provavelmente é uma machista, racista, intolerante, misógino e mal saiba disso...Seus "ismos" e "ias" combinam...
“Eu tenho 5 filhos. Foram 4 homens, a quinta eu dei uma fraquejada e veio uma mulher.”![]() |
| Charge: Carlos Latuff |
“Eu fui num quilombo. O afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Nem pra procriador ele serve mais”.
"Se eu chegar lá (...), não vai ter um centímetro demarcado para reserva indígena ou para quilombola."
“Se um idiota num debate comigo falar sobre misoginia, homofobia, racismo, baitolismo, eu não vou responder sobre isso.”
Sem mais...
MEC entrega Base Nacional Comum para apreciação do Conselho Nacional da Educação
De acordo com o portal do MEC, "A Base estabelece conteúdos e competências essenciais, isto é, o que todo estudante deve saber e ser capaz de fazer na educação básica. A previsão é que o CNE conclua a avaliação do documento até meados do segundo semestre deste ano. Uma vez aprovada pelo conselho e homologada pelo MEC, a BNCC será referência obrigatória na elaboração dos currículos de escolas públicas e particulares, em todo o Brasil.
“Os currículos devem estar absolutamente sintonizados com a nova BNCC, cumprindo as diretrizes gerais que consagram as etapas de aprendizagem que devem ser seguidas por todas as escolas”, destacou o ministro. “As redes terão o cuidado de obedecer a critérios de adequação nessa fase de transição.”.
O documento apresentado hoje trata exclusivamente da educação infantil (creche e pré-escola) e do ensino fundamental (1º ao 9º ano). Segundo o ministro, a BNCC referente ao ensino médio será entregue até o final de 2017, já adaptada às diretrizes do Novo Ensino Médio".
A História com ênfase na cronologia dos acontecimentos volta como prioridade. A ausência das questões de gênero e orientação sexual refletem o posicionamento conservador do governo expresso no murismo do discurso da secretária executiva do MEC, Maria Helena Castro.
Acesse a página eletrônica da Base Nacional Comum Curricular para baixar gratuitamente o conteúdo completo referente à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental; .
quinta-feira, 6 de abril de 2017
SEPPIR divulga nota de repúdio a declarações "racistas e xenófobas" do Deputado Jair Bolsonaro
A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) divulga nota de repúdio a declarações racistas e xenófobas do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) segundo teor abaixo.
"A Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial manifesta seu repúdio ao discurso racista e xenófobo proferido pelo Deputado Jair Bolsonaro, no Clube Hebraica, Rio de Janeiro, no dia 03 de abril de 2017. Discursos como estes vão na contramão do compromisso do Estado Brasileiro com os povos e comunidades tradicionais e com o princípio da isonomia, conforme preceito constitucional elencado no artigo 5º da Carta Magna de 1988 e no artigo 68 das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) .
Discurso que coisifica pessoas viola, de maneira inescusável, o fundamento maior da Constituição Federal da República, que é a Dignidade da Pessoa Humana. Além disso, as comunidades tradicionais desempenham papel fundamental para a economia brasileira, no seu viés de sustentabilidade, promovendo os ditames constitucionais da valorização do trabalho humano na ordem econômica, conforme os pressupostos da existência digna e justiça social, bem como a efetivação do direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.
Com relação específica aos termos proferidos pelo mencionado parlamentar, no que se refere aos refugiados, sublinhamos o dever do Estado Brasileiro em garantir tratamento igualitário aos estrangeiros, devendo, inclusive, pautar as relações internacionais nos princípios do repúdio ao racismo e a cooperação entre os povos para o progresso da humanidade.
É inadmissível que um parlamentar, em que pese sua liberdade de expressão, incite, totalitária e reiteradamente, o ódio na sociedade brasileira. A SEPPIR, portanto, firma seu descontentamento na reprodução de declarações que golpeiam a legislação pátria e Tratados Internacionais dos quais o Brasil é signatário.
Defendemos veementemente os direitos conquistados pela população indígena e quilombola e, por isso, esperamos que a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Congresso Nacional tomem ciência do ocorrido e, ao final, caso entendam cabível, adotem as providências que a situação reclama.
Calha destacar, por fim, o importante papel do Poder Legislativo que deve ser o de propor e fiscalizar políticas públicas de enfrentamento ao racismo e a promoção da igualdade racial".
Conselho de Ética da Câmara dos Deputados rejeita suspensão de mandato de Jean Wyllys
![]() |
| Imagem: Coletivo Aquenda |
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados rejeitou, nesta quarta-feira (05.04), a suspensão do mandato do deputado Jean Wyllys (PSOL) por 30 dias, contrariando parecer do relator do processo Ricardo Izar (PP-SP). Contudo, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar recomendou uma censura escrita contra o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) por ter cuspido em direção ao também deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ).
O episódio aconteceu no fatídico abril do ano passado durante a sessão que aprovou a abertura de processo de impedimento contra a presidenta Dilma Rousseff.
quarta-feira, 5 de abril de 2017
Não, Zé! Não foi apenas uma "brincadeira machista"... "Mexeu com uma, mexeu com todas!"
Não, senhor José Mayer!!!
Atos múltiplos de violência contra as mulheres não podem ser tratados apenas como brincadeiras...
Seu pedido de desculpas e retratação pública são insuficientes na forma e no conteúdo!
Sua suspensão pela emissora também não pode ser superestimada.
De qualquer forma, fica evidente a coragem da sua vítima e de muitas de suas colegas de trabalho que uniram forças em defesa, não somente de uma mulher especificamente, mas de todas aquelas que são violentadas nos seus lares, nas ruas ou nos ambientes profissionais.
Mexeu com uma, mexeu com todas !!!
Recado dado !!!
Chega de assédio !!!
![]() |
| Imagem: Reprodução/Instagram/caiapitanga |
Atos múltiplos de violência contra as mulheres não podem ser tratados apenas como brincadeiras...
Seu pedido de desculpas e retratação pública são insuficientes na forma e no conteúdo!
Sua suspensão pela emissora também não pode ser superestimada.
De qualquer forma, fica evidente a coragem da sua vítima e de muitas de suas colegas de trabalho que uniram forças em defesa, não somente de uma mulher especificamente, mas de todas aquelas que são violentadas nos seus lares, nas ruas ou nos ambientes profissionais.
Mexeu com uma, mexeu com todas !!!
Recado dado !!!
Chega de assédio !!!
Enquanto isso, vereador do DEM/MBL "exacerba suas funções e intimida professores" em SP
Confira nota do Secretário Municipal da Educação de São Paulo (Gestão PSDB), Alexandre Schneider, acerca das "ações" do seu correligionário Fernando Holiday (DEM/MBL).
![]() |
| Imagem da internet |
"Fui surpreendido por um vídeo do vereador do DEM/MBL, Fernando Holiday, que correu as redes sociais desde ontem. Nele, o vereador indica que visitou escolas públicas municipais para verificar se "estava havendo doutrinação por parte dos professores". E pedia para que pais denunciassem casos de doutrinação.
Evidentemente o vereador exacerbou suas funções e não pode usar de seu mandato para intimidar professores.
A escola, como qualquer organização social, pública ou privada, não é nem nunca será um espaço neutro. A escola pública, laica, plural, não deve ser espaço de proselitismo de qualquer espécie. É o que diz a lei de diretrizes e bases da educação. É o que fundamenta a sua base republicana.
Convido, respeitosamente, o vereador Holiday a se juntar a nós na construção de uma escola pública que represente os valores da liberdade, do pluralismo de ideias e da tolerância. E deixo aqui o artigo terceiro da LDB que expressa a vontade do legislador e da sociedade brasileira em relação aos princípios que devem reger a educação em nosso país. Boa tarde.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO
Art 3° - O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
...
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;
VII - valorização do profissional da educação escolar;
IX - garantia de padrão de qualidade;
mentar e acompanhar e execução da política educacional no Município.
Qualquer notificação de eventuais irregularidades ou procedimentos contrários aos princípios acima descritos devem ser notificados, diretamente, à SME para a análise pelos órgãos competentes".
Em contrapartida, afirma o vereador que vai "continuar fazendo essas visitas surpresa às escolas do município para verificar a estrutura da escola, mas também para analisar o conteúdo que está sendo dado em sala de aula”.
Recentemente o STF suspendeu uma lei do estado de Alagoas que impunha limites a pluralidade pensamento no espaço escolar.:
terça-feira, 4 de abril de 2017
Cursos on-line gratuitos e com certificação em diversas áreas
Confira as áreas de cursos on-line gratuitos e com certificação disponibilizados pelo Instituto Prominas:
Social e
segunda-feira, 3 de abril de 2017
Descubra o significado da expressão "fogo amigo" em apenas uma imagem
Saiba também quem é Andrea Neves que figurou recentemente em uma lista formada pelas 60 pessoas mais poderosas do país. Os Neves parecem só agora entender as consequências do vazamento de delações antes que sejam confirmados os seus teores pela Justiça.
Assinar:
Comentários (Atom)












